top of page

Produtores querem ferrovia Senador Vuolo até o norte do Estado


TRANSPORTANDO O DESENVOLVIMENTO

Para o presidente do Fórum pró-ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, a expansão até Cuiabá é viável, necessária e importante não só para o desenvolvimento da Capital, mas de toda a baixada cuiabana. “Além de garantir a atração de indústrias, fomentar o movimento econômico maior para as regiões, também vai permitir a chamada carga de retorno”.


Segundo ele, a partir do momento em que a ferrovia chegar até Cuiabá, o maior centro consumidor e distribuidor, o Estado passa a receber produtos industrializados, com valores agregados, e não só ser exportador de grãos, mas receber esses produtos que não chegam em número maior em função dessa falta de ferrovia.


“A ferrovia já cumpre um papel muito importante dentro de Mato Grosso. Essa articulação que

o Governo está fazendo é muito importante”. A expectativa é de que sejam incrementados de 5 a 6 milhões no volume de carga importados com a chegada da Ferrovia. Outro ponto positivo pontuado por Vuolo é a oportunidade de novos investidores.


“Não ficará exclusivamente na mão da atual concessionária, por exemplo, o terminal ferroviário passara a ter a possibilidade de ter investidores da região participando dos investimentos e obviamente também serão beneficiados inclusive podendo baratear o custo de frete”, contou.


Além da exportação de grãos, o Fórum acredita que poderão ser exportados outros produtos da cadeia produtiva como, por exemplo, as hortifrutigranjeiras, piscicultura e outros produtos da baixada cuiabana. “Muitos produtos estariam sendo viabilizados a partir do momento que você tem uma estrutura como o modal ferroviário. Eu sempre digo que o maior produto que a Ferrovia tem que transportar é o desenvolvimento e é isso que nós queremos para o Estado de Mato Grosso”, finaliza Vuolo.

Em Destaque
Notícias da Ferrovia
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page