top of page

Ferrovia e o Desenvolvimento Socioeconômico


O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá é uma entidade suprapartidária que defende o fortalecimento do modal ferroviário no Brasil e tem como objetivo garantir o avanço dos trilhos no Estado de Mato Grosso.

O presidente do Fórum Francisco Vuolo e o vice-prefeito de Cuiabá Niuan Ribeiro, em visita a prefeita Lucimar Sacre de Campos, defenderam a participação no evento de todos os prefeitos que fazem parte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e baixada cuiabana.

Segundo Francisco Vuolo, a participação dos prefeitos e prefeitas no encontro ‘Ferrovia em Cuiabá: Integração e Desenvolvimento’, que acontece no dia 10 de setembro, será de suma importância visto que a extensão dos trilhos até Cuiabá vai beneficiar diretamente Cuiabá e Várzea Grande. “Estudos realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam a viabilidade do modal ser utilizado inclusive para o transporte de passageiros entre Rondonópolis e Cuiabá. A ‘Carta de Mato Grosso – Ferrovias’ foi entregue para a ANTT pelo Fórum Pró-Ferrovia”, explicou.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, disse ser favorável a inclusão do trecho Rondonópolis a Cuiabá, por acreditar que a Capital está localizada em ponto estratégico, com forte comércio e industria. “ O novo trecho beneficiará todo o Estado, tanto no escoamento da produção agrícola, como também em outras necessidades , visto que o comércio e a indústria também necessitam de um transporte mais barato para os seus produtos. Passando por Cuiabá, com certeza o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado melhorará e muito, e ajudará o desenvolvimento de todos os municípios por onde a modal passar”

A Ferrovia Senador Vicente Vuolo (antiga Ferronorte) foi inaugurada em 2013. Os trilhos em Mato Grosso chegam atualmente até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos, em São Paulo, e conta com outros terminais localizados em Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira.


Em Destaque
Notícias da Ferrovia
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page