top of page

Fiemt sedia encontro do Fórum Pró-Ferrovia nesta sexta


A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) sediará na próxima sexta-feira (24/03) uma reunião para debater os avanços da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá e, posteriormente, ao norte do Estado. No encontro, organizado pelo Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, serão apresentados os avanços conquistados e as próximas etapas necessárias para concluir o projeto. A reunião será às 9h, na sede da instituição, e contará com a presença de políticos e empresários.

“Diminuir o gargalo logístico no Estado resulta na atração de novas indústrias, redução de custos e, consequentemente, crescimento do setor industrial e desenvolvimento socioeconômico mato-grossense. Por isso, a Fiemt tem interesse que a Ferrovia avance pelo estado e contribua com o fortalecimento da nossa economia. E esse avanço precisa passar por Cuiabá, para que seja mais um vetor de desenvolvimento para a capital”, afirma o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan.

A ferrovia sai do porto de Santos (SP) e chega até Rondonópolis (220 km ao sudeste da capital de Mato Grosso). A próxima etapa é estender os trilhos até a capital e também ao norte do Estado. De acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, o modal em Cuiabá beneficiará 13 municípios e contribuirá para atrair indústrias, reduzir custo do frete, gerar emprego e desenvolver a região economicamente.

“A intenção é promover um grande debate para sensibilizar sobre as vantagens econômicas e financeiras para Mato Grosso. Outro objetivo é tratar do avanço que os trilhos da Ferrovia trarão para todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá, e não somente à capital, com destaque às indústrias que podem se instalar, empregos que podem ser gerados e, principalmente, para o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta Francisco Vuolo.

Estão confirmadas as presenças do coordenador geral do Programa de Desenvolvimento do Transporte do Ministério dos Transportes, Anderson Moreno Luz, do governador Pedro Taques e de prefeitos de municípios do Vale do Rio Cuiabá e outras regiões.

Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá

O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá é uma entidade suprapartidária que defende o fortalecimento do modal ferroviário no Brasil e tem como objetivo garantir o avanço dos trilhos no Estado de Mato Grosso.

Além da Fiemt, integram o Fórum a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o Sebrae em Mato Grosso, Porto Seco Cuiabá, Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC), Sindicato da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Sebrae em Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Conselho Regional de Economia (Corecon-MT), Federação Matogrossense de Associações de Bairros (Femab), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo) vai formalizar a adesão durante a reunião de sexta-feira.

Serviço

Evento: Reunião do Fórum Pró-Ferrovia.

Local: Auditório do Sistema Fiemt, em Cuiabá.

Data: 24/03

Horário: 9h


Em Destaque
Notícias da Ferrovia
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page