Taques afirma a ministro que só defenderá Ferronorte se ela passar por Cuiabá

 

O governador Pedro Taques (PSDB) cobrou o ministro Maurício Quintella Lessa, dos Transporte, que a Ferronorte seja obrigada a passar por Cuiabá para seguir ao Norte do Estado. Na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília, o tucano afirmou que só defenderá a ferrovia se o traçado incluir a Capital.

"Eu e a bancada vamos apoiar essa ferrovia desde que passe por Cuiabá. Senão, não defenderemos essa ferrovia", enfatizou Taques, segundo informou sua assessoria de imprensa. Taques destacou que um dos traçados segue por Campo Verde, mas na visão do Governo de Mato Grosso, o traçado a ser feito tem que ser mais próximo de Cuiabá.

Na reunião, o governador ainda explicou que é decisão estratégica conjunta da defesa por Cuiabá no trajeto. "Cuiabá tem que se tornar um polo da verticalização do que nós produzimos. Já existem alguns traçados e eles precisam respeitar a passagem por Cuiabá porque a nossa sociedade e o movimento político do nosso estado defendem isso", disse o governador aos representantes do Ministério dos Transportes.

Uma nova reunião deve acontecer nos próximos dias para debater o assunto, mas de antemão, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, disse que o Ministério dos Transportes já estuda a expansão da Ferronorte em Mato Grosso.
 
"Existe uma proposta da concessionária da ferrovia de levar até Lucas, passando por Cuiabá. Entendo hoje como o mais viável, porque são investimentos de terceiros em um momento que a União passa por crise. Estamos fazendo estes estudos de viabilidade e vamos levar isto para toda bancada avaliar o que é o melhor para o estado e para o país. Assim, teremos uma decisão do Ministério", garantiu Jorge.
 
Além disso, o Ministério dos Transportes anunciou que terá uma audiência pública para ampliação da Ferrovia Norte-Sul tendo a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), como um dos ramais. Com isso, os trilhos devem chegar até Água Boa.
 
Participaram da reunião os secretários Marcelo Duarte (Infraestutura e Logística) e Jean Campos (Assuntos Estratégicos). Representando a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional participaram da reunião os deputados federais Fábio Garcia (PSB), Ezequiel Fonseca (PP) e Victório Galli (PSC) e os senadores Cidinho Santos (PR), José Medeiros (PSD) e Wellington Fagundes (PR).

Please reload

Em Destaque

Taques afirma a ministro que só defenderá Ferronorte se ela passar por Cuiabá

May 10, 2017

1/2
Please reload

Notícias da Ferrovia
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic