Pró-Ferrovia lança campanha para mostrar ganho com trilhos na Capital
O Fórum Pró-Ferrovia lançou nesta sexta (24) a campanha publicitária “Ferrovia traz”, que tem o objetivo de demonstrar os benefícios de uma possível extensão da Ferrovia Vicente Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá. O mote é elucidar a população e os envolvidos que além de levar a produção de Mato Grosso a outros estados, as linhas férreas trarão desenvolvimento para a região.
O encontro entre os diversos setores que defendem a pauta aconteceu nesta manhã no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. A ocasião definiu que a data da reunião entre o Fórum Pró-Ferrovia e o Ministério dos Transportes para debater o assunto deve ser marcada em abril.
No evento foi apresentado um estudo de viabilidade técnica realizado pelo Fórum Pró-Ferrovia que, dentre outras coisas, aponta que a extensão de cerca de 260 km da ferrovia Vicente Vuolo até a Capital deve aumentar a capacidade de escoamento do modal em 8 milhões de toneladas por ano, capacidade atual que é de 15 milhões de toneladas.
Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, cerca de 250 pessoas participaram do encontro. Além de representantes de todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá, que serão impactados pela obras, vários políticos estiveram presente.
Entre eles os senadores Wellington Fagundes (PR) e José Medeiros (PPS), deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), deputado federal Victório Galli (PSC) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). Anderson Moreno Luz, coordenador geral de Programação e Captação para o Desenvolvimento de Transportes do Ministério dos Transportes representou o Governo Federal.
Vuolo avaliou que a meta do encontro foi cumprida. “O encontro foi concebido com o objetivo mostrar para todos os passos que nós estamos dando. Nós inclusive quisemos mostrar ao Ministério (dos Transportes) a importância do projeto e sentimentos de todos os envolvidos em relação a ele”, pontuou.
O presidente também pontuou que a partir de agora o projeto toma outros caminhos. “As decisões agora serão políticas. A participação de representantes de várias linhas diferentes demonstra que a causa do avanço da ferrovia é uma causa que transcende a questão político-partidária. E esse era o nosso objetivo, buscar uma unidade no discurso”, explicou.
Planos
Segundo Vuolo, a extensão da ferrovia até Cuiabá deverá custar cerca de R$ 1,3 bilhão e deve demorar até cinco anos para ser concluído. O valor deverá ser arcado pela America Latina Logística (ALL), uma companhia ferroviária privada brasileira.
Francisco pontuou que a expectativa dos envolvidos é que uma definição em relação ao início dos trabalhos saia ainda nos próximos quatro meses.