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Trilhos podem resultar na atração de novas indústrias, diz Milan; Ferrovia em Cuiabá será discutida


A extensão dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá, e posteriormente até o Médio-Norte, será discutida nessa sexta-feira, 24 de março, na capital mato-grossense. A discussão será na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Na avaliação do presidente da entidade representante das indústrias no Estado, Jandir Milan, a ferrovia diminui o gargalo logístico, o que pode resultar na atração de novas indústrias e redução de custos. As discussões da Ferrovia Senador Vicente Vuolo foram retomadas recentemente. A obra entre Rondonópolis e Cuiabá está orçada em R$ 1,4 bilhão aproximadamente. Já entre Cuiabá a Sorriso R$ 3,6 bilhões.


Os trilhos em Mato Grosso chegam hoje até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos. A ferrovia foi inaugurada em Rondonópolis em setembro de 2013 e conta com outros terminais localizados em Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. O encontro nessa sexta-feira, 24, para debater a Ferrovia ocorrerá às 9h no auditório da Fiemt e é organizado pelo Fórum Pró-Ferrovia. Na ocasião serão apresentados os avanços conquistados e as próximas etapas necessárias para concluir o projeto. De acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, a extensão do modal até Cuiabá beneficiará 13 municípios e contribuirá para a atração de indústrias, redução do custo do frete, geração de emprego, além de desenvolver a região economicamente. Além de promover um debate sobre as vantagens econômicas e financeiras para Mato Grosso, Vuolo afirma que o encontro tem o objetivo de "tratar do avanço que os trilhos da Ferrovia trarão para todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá, e não somente à capital, com destaque às indústrias que podem se instalar, empregos que podem ser gerados e, principalmente, para o desenvolvimento socioeconômico”. Na avaliação do presidente da Fiemt, Jandir Milan, os trilhos poderão "Diminuir o gargalo logístico no Estado resulta na atração de novas indústrias, redução de custos e, consequentemente, crescimento do setor industrial e desenvolvimento socioeconômico mato-grossense. Por isso, a Fiemt tem interesse que a Ferrovia avance pelo estado e contribua com o fortalecimento da nossa economia. E esse avanço precisa passar por Cuiabá, para que seja mais um vetor de desenvolvimento para a capital". De acordo com o secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), Marcelo Duarte, a discussão tem sido ampliada após a edição da Medida Provisória 752/2016, que visa estimular as concessões no país, e, entre as ações, prevê a antecipação dos contratos de concessões de ferrovias e a destinação de investimentos na própria malha ou naquelas de interesse da administração pública. Discussões iniciadas em 2013 O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, comentou recentemente ao Agro Olhar que as discussões para trazer os trilhos até Cuiabá foram iniciadas logo após a inauguração em Rondonópolis. Segundo Vuolo, os estudos realizados pela ANTT apontam a viabilidade do modal ser utilizado inclusive para o transporte de passageiros entre Rondonópolis e Cuiabá. “Mas, é o de carga que traz a viabilidade da obra”, ressaltou à reportagem. Em janeiro a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmou o compromisso de avaliar o pleito de estender a malha ferroviária de Rondonópolis à Cuiabá da Ferrovia Senador Vicente Vuolo. A expectativa é que o modal garanta não apenas a integração econômica entre os dois municípios e os que compõem a região do Vale do Rio Cuiabá, mas também a integração cultural. Uma “Carta de Mato Grosso – Ferrovias” foi entregue para a ANTT pelo Fórum Pró-Ferrovia durante audiência pública realizada em Brasília (DF) no dia 26 de janeiro. O documento, inclusive, era o mesmo assinado pelo governador Pedro Taques no dia 20 de janeiro em reunião com o Fórum em Cuiabá. O documento entregue para a ANTT pede a inclusão do trecho Rondonópolis a Cuiabá nas obrigações da Concessionária Rumo ALL (Malha Paulista), além de uma utilização melhor da opção do traçado segundo o EVTEA contratado pela ANTT (Alternativa do Traçado 5) – valor de R$ 1,36 bilhão. Outro ponto solicitado é a aplicação do montante suficiente dos valores de pagamento de Encargos e parte da Outorga para a realização das obras de expansão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo.


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