top of page

Estudo sobre viabilidade técnica de ferrovia até Santarém é apresentado

Há muitos anos se fala sobre a vinda da ferrovia para Cuiabá e esse projeto está próximo de ser realizado. Atualmente, a ferrovia senador Vicente Vuolo passa em Alto Taquari, Alto Araguaia, Itiquira e Rondonópolis. Segundo Francisco Vuolo, presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá e ex-secretário estadual de Logística, no próximo mês será apresentado um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental sobre a construção do trecho Rondonópolis – Cuiabá e da Capital até Santarém (PA). Depois disso, entra em processo de licitação e, em seguida, de construção.

Vuolo acredita que a construção de um terminal ferroviário na Baixada Cuiabana irá mudar a realidade do Estado, especialmente das cidades que fazem parte da região. Salienta que, por falta de logística, a economia estagnou em muitos municípios próximos à Capital que são fim de linha de estradas. Assim, a ferrovia irá integrar toda a área, criando um circuito tanto de turismo quanto de escoamento de produção.

Além disso, ele acredita que a sua chegada vai permitir a vinda de novas indústrias, gerar empregos e fixar pessoas em municípios que estão perdendo mão-de-obra para cidades maiores. Ressalta que a ampliação dos trilhos é necessária para garantir maior competitividade no transporte da produção agropecuária e reduzir o preço do frete praticado. “Diminuirá o tempo dos caminhões nas rodovias, será mais seguro para os motoristas e para a carga e o escoamento será muito mais barato”, comenta. Outro ponto positivo é que potencializará Cuiabá na condição de agregar a chamada carga de retorno dos grandes centros com produtos industrializados.


Em Destaque
Notícias da Ferrovia
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page